Monarquia do Reino Unido

A monarquia do Reino Unido (popularmente conhecida como monarquia britânica) é um sistema de governo, no qual um monarca hereditário é o soberano do Reino Unido e dos seus territórios ultramarinos; os termos monarca britânico e monarquia britânica podem também significar coisas diferentes em diferentes contextos além do Reino Unido. O monarca atual é a rainha Elizabeth II, que reina desde 6 de fevereiro de 1952. A rainha, o atual herdeiro aparente - o filho mais velho de Elizabeth, Charles, Príncipe de Gales (conhecido como Duque de Rothesay, na Escócia) - o consorte da Rainha, príncipe Philip, Duque de Edimburgo e o restante da Família Real, encarregam-se de diversas funções públicas, de acordo com as suas posições; iniciando com a Magna Carta e passando pela Guerra civil inglesa e a Restauração, os poderes políticos do monarca foram gradualmente diminuindo. Hoje, o papel do monarca é constitucional, e restrito a funções não-partidárias, tais como a outorga de honrarias. Apesar disto, a autoridade executiva máxima do governo do Reino Unido é ainda a prerrogativa real do monarca. Tais poderes incluem a dissolução do parlamento, a elaboração de normas para o governo e a regulamentação do funcionalismo público e das forças armadas. Mas estes poderes são apenas utilizados de acordo com as políticas e procedimentos estabelecidos pelas leis aprovadas no Parlamento e; onde a legislação for omissa, dentro dos limites da convenção e precedente. O monarca possui uma variedade de residências reais oficiais e privadas e a Propriedade da Coroa, com ativos no valor superior a sete bilhões de libras esterlinas, é um dos maiores proprietários do mundo. Após a declaração de independência indiana, que efetivamente fez com que o Império Britânico chegasse ao fim, Jorge VI e sua sucessora, Elizabeth II, adotaram o título de Chefe da Comunidade das Nações. Além de reinar no Reino Unido, a rainha Elizabeth II também atua como chefe de Estado para outros quinze países da Comunidade das Nações, colocando o Reino Unido em uma relação de união pessoal com os outros países. Isto desenvolveu-se a partir do antigo relacionamento colonial desses territórios para com a Grã-Bretanha, mas estes territórios, atualmente países, são agora independentes, fazendo parte da comunidade das nações, ou comunidade britânica.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Kate Middleton: especula-se que possa estar grávida de gémeos

Caso seja verdade, a situação suscitaria grandes dúvidas acerca de qual das crianças seria a legítima sucessora do trono britânico.Kate Middleton está grávida e a sofrer de enjoos matinais crónicos, uma situação que a levou a ser hospitalizada e a precipitar o anúncio da sua gravidez. Agora a imprensa britânica está a ficar agitada com os rumores de que a duquesa de Cambridge poderá estar grávida de gémeos.
O DailyMail explica que esta condição da mulher do príncipe William provoca fortes náuseas e vómitos e deixa a duquesa sem conseguir comer nem beber, o que, consequentemente, pode provocar desidratação. Daí a necessidade de hospitalização.
Ainda segundo o jornal britânico, esta situação é mais comum em mulheres que estão grávidas de gémeos.
Caso esta situação se verifique, há uma questão que se coloca e que também está a agitar a imprensa britânica: qual dos bebés será o sucessor da coroa? De acordo com a lei britânica, o herdeiro do trono é o que nasce primeiro. Por isso, uma diferença de segundos entre o nascimento dos bebés ou uma cesariana pode ser crucial para o destino de Inglaterra.Não há casos de gémeos na família real que tenham uma posição relevante na linha de sucessão ao trono. E mesmo a nível de outras famílias reais, os gémeos herdeiros de tronos são muito raros. A exceção é o caso de Vincent e Josephine da Dinamarca, filhos dos príncipes Mary e Frederico. No entanto, Vincent nasceu 25 minutos antes da irmã, o que resolveu a questão e o colocou à frente de Josephine na linha de sucessão ao trono dinamarquês, embora atrás do irmão mais velho, Christian.

fonte.http://caras.sapo.pt/realeza/inglaterra/2012/12/04/kate-middleton-especula-se-que-possa-estar-gravida-de-gemeos

Nenhum comentário:

Postar um comentário