Monarquia do Reino Unido

A monarquia do Reino Unido (popularmente conhecida como monarquia britânica) é um sistema de governo, no qual um monarca hereditário é o soberano do Reino Unido e dos seus territórios ultramarinos; os termos monarca britânico e monarquia britânica podem também significar coisas diferentes em diferentes contextos além do Reino Unido. O monarca atual é a rainha Elizabeth II, que reina desde 6 de fevereiro de 1952. A rainha, o atual herdeiro aparente - o filho mais velho de Elizabeth, Charles, Príncipe de Gales (conhecido como Duque de Rothesay, na Escócia) - o consorte da Rainha, príncipe Philip, Duque de Edimburgo e o restante da Família Real, encarregam-se de diversas funções públicas, de acordo com as suas posições; iniciando com a Magna Carta e passando pela Guerra civil inglesa e a Restauração, os poderes políticos do monarca foram gradualmente diminuindo. Hoje, o papel do monarca é constitucional, e restrito a funções não-partidárias, tais como a outorga de honrarias. Apesar disto, a autoridade executiva máxima do governo do Reino Unido é ainda a prerrogativa real do monarca. Tais poderes incluem a dissolução do parlamento, a elaboração de normas para o governo e a regulamentação do funcionalismo público e das forças armadas. Mas estes poderes são apenas utilizados de acordo com as políticas e procedimentos estabelecidos pelas leis aprovadas no Parlamento e; onde a legislação for omissa, dentro dos limites da convenção e precedente. O monarca possui uma variedade de residências reais oficiais e privadas e a Propriedade da Coroa, com ativos no valor superior a sete bilhões de libras esterlinas, é um dos maiores proprietários do mundo. Após a declaração de independência indiana, que efetivamente fez com que o Império Britânico chegasse ao fim, Jorge VI e sua sucessora, Elizabeth II, adotaram o título de Chefe da Comunidade das Nações. Além de reinar no Reino Unido, a rainha Elizabeth II também atua como chefe de Estado para outros quinze países da Comunidade das Nações, colocando o Reino Unido em uma relação de união pessoal com os outros países. Isto desenvolveu-se a partir do antigo relacionamento colonial desses territórios para com a Grã-Bretanha, mas estes territórios, atualmente países, são agora independentes, fazendo parte da comunidade das nações, ou comunidade britânica.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Kate Middleton está grávida

157234053.jpgO príncipe William e a mulher, Catherine, preparam a chegada do primeiro filho. A notícia foi confirmada pela Casa Real britânica através de um comunicado oficial.


“Suas Altezas o duque e a duquesa de Cambridge estão felizes por anunciar que a duquesa de Cambridge está grávida. A rainha, o duque de Edimburgo, o príncipe de Gales, a duquesa da Cornualha e o príncipe Harry e os membros de ambas as famílias estão encantados com a notícia. A duquesa foi internada esta tarde no hospital do centro de Londres King Edward VII devido a hyperemesis gravidarum [fortes náuseas e vómitos matinais, que podem provocar perda de peso e desidratação, o que pode representar um risco para a mãe e para o bebé]. Dado que a gravidez está numa fase inicial, espera-se que Sua Alteza permaneça no hospital durante uns dias e precisará de um período de repouso posterior”, pode ler-se no documento.
Para já não se sabe quanto tempo Catherine ficará internada nem a que ponto afetará a sua agenda oficial.
Ler mais: http://caras.sapo.pt/realeza/inglaterra/2012/12/03/kate-middleton-esta-gravida#ixzz2E7zHLXWP

Nenhum comentário:

Postar um comentário