Monarquia do Reino Unido
A monarquia do Reino Unido (popularmente conhecida como monarquia britânica) é um sistema de governo, no qual um monarca hereditário é o soberano do Reino Unido e dos seus territórios ultramarinos; os termos monarca britânico e monarquia britânica podem também significar coisas diferentes em diferentes contextos além do Reino Unido.
O monarca atual é a rainha Elizabeth II, que reina desde 6 de fevereiro de 1952. A rainha, o atual herdeiro aparente - o filho mais velho de Elizabeth, Charles, Príncipe de Gales (conhecido como Duque de Rothesay, na Escócia) - o consorte da Rainha, príncipe Philip, Duque de Edimburgo e o restante da Família Real, encarregam-se de diversas funções públicas, de acordo com as suas posições; iniciando com a Magna Carta e passando pela Guerra civil inglesa e a Restauração, os poderes políticos do monarca foram gradualmente diminuindo. Hoje, o papel do monarca é constitucional, e restrito a funções não-partidárias, tais como a outorga de honrarias. Apesar disto, a autoridade executiva máxima do governo do Reino Unido é ainda a prerrogativa real do monarca. Tais poderes incluem a dissolução do parlamento, a elaboração de normas para o governo e a regulamentação do funcionalismo público e das forças armadas. Mas estes poderes são apenas utilizados de acordo com as políticas e procedimentos estabelecidos pelas leis aprovadas no Parlamento e; onde a legislação for omissa, dentro dos limites da convenção e precedente. O monarca possui uma variedade de residências reais oficiais e privadas e a Propriedade da Coroa, com ativos no valor superior a sete bilhões de libras esterlinas, é um dos maiores proprietários do mundo.
Após a declaração de independência indiana, que efetivamente fez com que o Império Britânico chegasse ao fim, Jorge VI e sua sucessora, Elizabeth II, adotaram o título de Chefe da Comunidade das Nações. Além de reinar no Reino Unido, a rainha Elizabeth II também atua como chefe de Estado para outros quinze países da Comunidade das Nações, colocando o Reino Unido em uma relação de união pessoal com os outros países. Isto desenvolveu-se a partir do antigo relacionamento colonial desses territórios para com a Grã-Bretanha, mas estes territórios, atualmente países, são agora independentes, fazendo parte da comunidade das nações, ou comunidade britânica.
quinta-feira, 21 de abril de 2011
Príncipe William e Kate Middleton visitam túmulo de Lady Di
Os noivos estiveram no local onde Diana foi enterrada, em Arthop, na Inglaterra
Por Contigo! Online
Getty Images
Kate Middleton e Príncipe William. Os dois visitam o túmulo de Lady Di dias antes do casamento real
Príncipe William levou a futura princesa Kate Middleton para visitar o túmulo de Lady Di, que morreu em 1997 vítima de um acidente de carro. Os noivos reais viajaram ao estado de Althor, centro da Inglaterra, onde Diana está enterrada, segundo informações do site Daily Mirror.
“Foi muito importante para William levar Kate para visitar sua mãe pouco antes do casamento. Diana ainda é uma parte muito importante da vida dos meninos”, contou uma fonte ao jornal referindo-se também ao caçula, Harry. “É trágico que ela não esteja lá para participar da cerimônia”, completou.
Diana não chegou a conhecer Kate. William começou a namorar a moça em 2003, seis anos após a morte de Lady Di. Mas o príncipe sempre fez questão de mostrar que tem a mãe por perto. Ao entregar o anel de noivado à Kate, William disse: “É minha maneira de garantir que minha mãe não esteja ausente da emoção deste dia e de nossa intenção de passar o resto de nossas vidas juntos.”
De acordo com o jornal, o casal foi de barco até a ilha e deixou flores durante a visita.
Tags: Diana, Kate Middleton, Lady Di, Príncipe William, Principe William, Visita, Túmulo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário