Monarquia do Reino Unido

A monarquia do Reino Unido (popularmente conhecida como monarquia britânica) é um sistema de governo, no qual um monarca hereditário é o soberano do Reino Unido e dos seus territórios ultramarinos; os termos monarca britânico e monarquia britânica podem também significar coisas diferentes em diferentes contextos além do Reino Unido. O monarca atual é a rainha Elizabeth II, que reina desde 6 de fevereiro de 1952. A rainha, o atual herdeiro aparente - o filho mais velho de Elizabeth, Charles, Príncipe de Gales (conhecido como Duque de Rothesay, na Escócia) - o consorte da Rainha, príncipe Philip, Duque de Edimburgo e o restante da Família Real, encarregam-se de diversas funções públicas, de acordo com as suas posições; iniciando com a Magna Carta e passando pela Guerra civil inglesa e a Restauração, os poderes políticos do monarca foram gradualmente diminuindo. Hoje, o papel do monarca é constitucional, e restrito a funções não-partidárias, tais como a outorga de honrarias. Apesar disto, a autoridade executiva máxima do governo do Reino Unido é ainda a prerrogativa real do monarca. Tais poderes incluem a dissolução do parlamento, a elaboração de normas para o governo e a regulamentação do funcionalismo público e das forças armadas. Mas estes poderes são apenas utilizados de acordo com as políticas e procedimentos estabelecidos pelas leis aprovadas no Parlamento e; onde a legislação for omissa, dentro dos limites da convenção e precedente. O monarca possui uma variedade de residências reais oficiais e privadas e a Propriedade da Coroa, com ativos no valor superior a sete bilhões de libras esterlinas, é um dos maiores proprietários do mundo. Após a declaração de independência indiana, que efetivamente fez com que o Império Britânico chegasse ao fim, Jorge VI e sua sucessora, Elizabeth II, adotaram o título de Chefe da Comunidade das Nações. Além de reinar no Reino Unido, a rainha Elizabeth II também atua como chefe de Estado para outros quinze países da Comunidade das Nações, colocando o Reino Unido em uma relação de união pessoal com os outros países. Isto desenvolveu-se a partir do antigo relacionamento colonial desses territórios para com a Grã-Bretanha, mas estes territórios, atualmente países, são agora independentes, fazendo parte da comunidade das nações, ou comunidade britânica.

domingo, 1 de maio de 2011

Kate Middleton troca de vestido para festa no Palácio de Buckingham

William e Kate deixam a Clarence House acompanhados de Charles e Camilla
Príncipe Charles fará a recepção do casal.

Depois de um pequeno descanso após a recepção no Palácio de Buckingham, de onde saíram em um carro conversível, Kate Middleton e príncipe William retornaram ao local já sem os trajes do casamento.

Para o jantar oferecido pelo príncipe Charles, que terá cerca de 300 convidados, Kate escolheu um vestido branco de seda com diamantes na cintura e um casaquinho de lã. A peça também foi desenhada pela estilista Sarah Burton.

Acompanhados do Príncipe Charles e de Camilla Parker Bowles, Kate e William deixaram a Clarence House. Kate disse a um fotógrafo que teve um dia maravilhoso e comemorou a ausência de chuva: "Fiquei feliz que o tempo não mudou. Foi um dia maravilhoso".

A festa

Segundo o jornal inglês "Daily Mail", o jantar acontecerá na ala oeste de Buckingham e a pista de dança ficará no maior dos 775 cômodos do palácio. Além do jantar e do baile, é esperado para esta noite o discurso do padrinho, príncipe Harry, irmão mais novo de William. A cantora Ellie Goulding, conhecida por sua versão de "Your Song" de Elton John, cantará no jantar.

Ainda segundo o jornal, William e Kate passarão a noite núpcias no palácio e seguem amanhã para a lua de mel.

Reuters/.Agência

Reuters/.Agência


Nenhum comentário:

Postar um comentário