Monarquia do Reino Unido

A monarquia do Reino Unido (popularmente conhecida como monarquia britânica) é um sistema de governo, no qual um monarca hereditário é o soberano do Reino Unido e dos seus territórios ultramarinos; os termos monarca britânico e monarquia britânica podem também significar coisas diferentes em diferentes contextos além do Reino Unido. O monarca atual é a rainha Elizabeth II, que reina desde 6 de fevereiro de 1952. A rainha, o atual herdeiro aparente - o filho mais velho de Elizabeth, Charles, Príncipe de Gales (conhecido como Duque de Rothesay, na Escócia) - o consorte da Rainha, príncipe Philip, Duque de Edimburgo e o restante da Família Real, encarregam-se de diversas funções públicas, de acordo com as suas posições; iniciando com a Magna Carta e passando pela Guerra civil inglesa e a Restauração, os poderes políticos do monarca foram gradualmente diminuindo. Hoje, o papel do monarca é constitucional, e restrito a funções não-partidárias, tais como a outorga de honrarias. Apesar disto, a autoridade executiva máxima do governo do Reino Unido é ainda a prerrogativa real do monarca. Tais poderes incluem a dissolução do parlamento, a elaboração de normas para o governo e a regulamentação do funcionalismo público e das forças armadas. Mas estes poderes são apenas utilizados de acordo com as políticas e procedimentos estabelecidos pelas leis aprovadas no Parlamento e; onde a legislação for omissa, dentro dos limites da convenção e precedente. O monarca possui uma variedade de residências reais oficiais e privadas e a Propriedade da Coroa, com ativos no valor superior a sete bilhões de libras esterlinas, é um dos maiores proprietários do mundo. Após a declaração de independência indiana, que efetivamente fez com que o Império Britânico chegasse ao fim, Jorge VI e sua sucessora, Elizabeth II, adotaram o título de Chefe da Comunidade das Nações. Além de reinar no Reino Unido, a rainha Elizabeth II também atua como chefe de Estado para outros quinze países da Comunidade das Nações, colocando o Reino Unido em uma relação de união pessoal com os outros países. Isto desenvolveu-se a partir do antigo relacionamento colonial desses territórios para com a Grã-Bretanha, mas estes territórios, atualmente países, são agora independentes, fazendo parte da comunidade das nações, ou comunidade britânica.

domingo, 15 de maio de 2011

Will e Kate farão viagem sem 'frescuras'

dia 30 de abril
Príncipe William e sua esposa, Catherine Middleton, estão mantendo a promessa de não querer ter uma vida cercada pelas pompas da realeza britânica. Prova disso é que Kate dispensou os serviços de uma dama de companhia permanente para as viagens que fará ao lado do marido para o Canadá e a Califórnia, em julho.

De acordo com o Mail Online, William, cujo pai, Príncipe Charles tem um assistente até para espremer o tubo de pasta de dente, também planeja levar uma equipe mínima de assessores e conselheiros, já que ele mesmo gosta de se vestir e de manter suas coisas do modo mais simples possível.

Funcionários da corte disseram que o casal está pretendendo levar de seis a dez acompanhantes em sua primeira viagem internacional oficial. Um número bastante baixo, se comparado com o da avó de William,Rainha Elizabeth, que exige uma equipe com cerca de 30 pessoas para suas viagens ao lado do marido,Príncipe Philip.

Alguns funcionários da realeza, no entanto, creem que Kate possa mudar de ideia, já que terá de usar, no mínimo, dois looks diferentes por dia. De qualquer modo, a Duquesa de Cambridge já planeja receber ajuda para preparar sua mala, que deve carregar uma mistura de peças das marcas que ela já está acostumada a usar pelas ruas do Reino Unido. James Pryce, cabeleireiro de Catherine, também já está de sobreaviso para, a qualquer momento, seguir viagem rumo ao Novo Continente
Príncipe William e Kate Middleton

Nenhum comentário:

Postar um comentário