Monarquia do Reino Unido

A monarquia do Reino Unido (popularmente conhecida como monarquia britânica) é um sistema de governo, no qual um monarca hereditário é o soberano do Reino Unido e dos seus territórios ultramarinos; os termos monarca britânico e monarquia britânica podem também significar coisas diferentes em diferentes contextos além do Reino Unido. O monarca atual é a rainha Elizabeth II, que reina desde 6 de fevereiro de 1952. A rainha, o atual herdeiro aparente - o filho mais velho de Elizabeth, Charles, Príncipe de Gales (conhecido como Duque de Rothesay, na Escócia) - o consorte da Rainha, príncipe Philip, Duque de Edimburgo e o restante da Família Real, encarregam-se de diversas funções públicas, de acordo com as suas posições; iniciando com a Magna Carta e passando pela Guerra civil inglesa e a Restauração, os poderes políticos do monarca foram gradualmente diminuindo. Hoje, o papel do monarca é constitucional, e restrito a funções não-partidárias, tais como a outorga de honrarias. Apesar disto, a autoridade executiva máxima do governo do Reino Unido é ainda a prerrogativa real do monarca. Tais poderes incluem a dissolução do parlamento, a elaboração de normas para o governo e a regulamentação do funcionalismo público e das forças armadas. Mas estes poderes são apenas utilizados de acordo com as políticas e procedimentos estabelecidos pelas leis aprovadas no Parlamento e; onde a legislação for omissa, dentro dos limites da convenção e precedente. O monarca possui uma variedade de residências reais oficiais e privadas e a Propriedade da Coroa, com ativos no valor superior a sete bilhões de libras esterlinas, é um dos maiores proprietários do mundo. Após a declaração de independência indiana, que efetivamente fez com que o Império Britânico chegasse ao fim, Jorge VI e sua sucessora, Elizabeth II, adotaram o título de Chefe da Comunidade das Nações. Além de reinar no Reino Unido, a rainha Elizabeth II também atua como chefe de Estado para outros quinze países da Comunidade das Nações, colocando o Reino Unido em uma relação de união pessoal com os outros países. Isto desenvolveu-se a partir do antigo relacionamento colonial desses territórios para com a Grã-Bretanha, mas estes territórios, atualmente países, são agora independentes, fazendo parte da comunidade das nações, ou comunidade britânica.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Duquesa Catherine faz primeiro discurso oficial no exterior



Catherine, a esposa do príncipe William, pronunciou seu primeiro discurso oficial no exterior, nesta quinta-feira, na Malásia, dentro um giro de nove dias pela Ásia e Pacífico, em homenagem aos 60 anos do reinado de Elizabeth II.
Catherine faz discurso na Malásia (13/9/12)
 Catherine faz discurso na Malásia (13/9/12)
"Proporcionar às crianças e suas famílias um lugar onde lhes sejam dados apoio, cuidados e uma melhora em suas condições, quando precisam, com urgência, pode mudar uma vida", declarou a duquesa de Cambridge, durante uma visita a um centro de cuidados para crianças.

"Com a ajuda de cuidados paliativos eficazes, podemos transformar vidas", acrescentou, colocando em funcionamento um novo programa de cuidados pediátricos no centro de Kuala Lumpur.

Este primeiro discurso no exterior era muito esperado pelos observadores da realeza, que estudam cada ato e cada gesto de Kate para determinar que estilo imprimirá à Família Real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário